São João da Madeira

Rebelião, um Caminho para a Ruína

Sem comentários

Versículo:  "Ouvi, todos os povos; presta atenção, ó terra, e tudo o que nela há; e seja testemunha contra vós o Senhor Deus, o Senhor desde o seu santo templo." (Miqueias 1:2)

Todos já passamos por momentos em que dispensamos a ajuda de Deus. Geralmente nessas alturas as pessoas dizemos ao Senhor: “não me digas o que fazer. Eu cá me desenrasco sozinho.” Esta atitude de rebelião e de soberba leva-nos a caminhos que nos conduzem a ruina. 
O povo de Israel desviou-se dos caminhos de Deus, desprezando os avisos dos profetas, como Miqueias, que profetizavam:

I. Em nome de Deus - Miqueias 1:1
O profeta recebia uma mensagem do Senhor que transmitiam-na ao povo. A sua função era ouvir o que Deus tinha para dizer, anunciando de seguido ao povo a revelação que recebera.

II. Que o Senhor iria reagir à rebelião do povo - Miqueias 1:2-5
O profeta Miqueias, apela para o povo ouvir com atenção o que ele iria dizer em nome do Senhor. Deus iria reagir à rebelião do povo, que não estava preocupado com o cumprimento da Lei.
III. Que a rebelião do povo iria levar à destruição das suas cidades - Miqueias 1:6-9
A rebelião do povo contra os mandamentos do Senhor, iria levar à destruição de Samaria e dos altos idolatras de Judá.

IV. Que a rebelião era resultado da iniquidade e maldade deles - Miqueias 2:1-4
O povo rebelde maquinava maldade no seu coração. Eles passavam horas a pensar como enganar os outros e roubar os bens das pessoas. Esse facto fazia com que não ouvissem a voz do Senhor e se rodeassem de falsos deuses que não acusassem os seus pecados.

CONCLUSÃO
O povo de Deus tornou-se rebelde. Eles deixaram de ouvir a voz do Senhor, para satisfazerem os seus caprichos. Esse facto fez com que Deus reagisse. O resultado foi a ruina do povo.


Sem comentários :