São João da Madeira

Unicórnios na Bíblia?

1 comentário
Por Bruno Guerra
bruno.guerra@sapo.pt

Há uns tempos atrás, numa pergunta não dirigida a mim, uma jovem levantou a questão se os unicórnios era animais mitológicos ou se foi uma espécie que se extinguiu.
De fato, existem algumas versões da Bíblia em que encontramos referências aos unicórnios. Mas, em outras, encontramos referências aos bois selvagens. A pergunta que se coloca é que animais sãos estes: serão os famosos cavalos com um chifre na testa, tal como conhecemos da mitologia e contos de fadas? Ou serão uma espécie extinta de bois?
Posso adiantar que nem uma coisa nem outro, apesar de ser uma espécie de animal em vias de extinções. O nome que era dado antigamente não é o mesmo que pelo qual é conhecido hoje!
Vejamos as características que a Bíblia apresenta desse animal:
• Números 23.22: é um animal forte
 • Números 24.8: possui grande força
 • Deuteronómio 33.17: diz que tem chifre e não apenas um
 • Jó 39.9-9: não é um animal doméstico
 • Salmo 22.21: é um animal perigoso
• Salmo 29:6: as crias são irrequietas
 • Salmo 92.10: é poderoso
• Isaías 34.7: distingue-se do touro
Com estas passagens conseguimos algumas informações sobre este animal. O que significa que ele não é um produto da mitologia e que existe. A mitologia é que se utilizou para dar o nome a um cavalo com um chifre.
A História é uma ciência que investiga fontes documentais para relatar a verdade sobre a civilização. Este estudo mostra que existe uma evolução linguista através dos tempos e que muitas palavras passam a ter significados diferentes dos em tempos diferentes.
 É o caso do unicórnio. Esta palavra surge com os grego-romanos, no período Clássico, e pronunciava-se como unos-cornos. Esta palavra não significa que o animal é de um único corno, mas, de corno unido.
Não havia fotografia, ou filmagens, na altura, porém, existiam desenhistas que retratavam pessoas animais ou locais, e que através desses desenhos podemos ter acesso visual de como as coisas naquele tempo se assemelhavam.
Hoje, eu posso mostrar uma foto do animal que naquele tempo era conhecido como unos-cornos:
Sim, o rinoceronte! Ele tem todas as caraterísticas descritas na Bíblia sobre este anima.
A palavra unicórnio surge na Bíblia devido à sua tradução em latim. Inclusive, nos dias de hoje, para a identificação de espécies no mundo científico, ainda são usados nomes em latim para que o cientista japonês ou português consigam perceber que animal se referem. E sabem como identificam o rinoceronte indiano? Rhinocerus unicornis!
Portanto, quando ler na Bíblia unicórnio ou boi selvagem, saberá que se trata de uma espécie de rinoceronte.

1 comentário :

Carla disse...

Muito bom, bem explicado, tirou minha dúvida.