São João da Madeira

Onde viveu Jesus dos 12 aos 30 anos?

Sem comentários
Por Bruno Guerra
bruno.guerra@sapo.pt

Uma das incógnitas que paira sobre a vida de Jesus era o que seria feito de Jesus durante o período de 18 anos em que a Bíblia não menciona nada sobre Ele. Esse período de 18 anos vãos dos 12 até aos 30 anos.
Existem várias teorias que, a meu ver, são possíveis de aceitar, mas, sem nenhum tipo de fonte que possa provar essas possibilidades, que seria de Jesus viver na Palestina ou em outro lugar do Extremo Oriente. Outra teoria, mais rebuscada, seria de Jesus ter deixado o planeta Terra e ter viajado para outros planetas. Porém, estas são teorias humanas.
Apesar de não se encontrar nenhum tipo de referência na Bíblia direta a esse período de vida, podemos encontrar outro tipo de referências que nos ajudam a compreender onde Jesus habitou durante esse tempo. Uma das primeiras referências que podemos encontrar é em Lucas 4.16:
“Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” 
Neste versículo podemos ver que eles estavam a vir para Nazaré. Mas, não comprova que ele ficou em Nazaré. Então, vejamos versículos anteriores, em Lucas 2.51:
 “Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito.” 
Este versículo já dá uma ideia clara de que Jesus esteve em Nazaré durante 18 anos, pois o tempo verbal foi, verbo ir em Grego Antigo erchomai (ἔρχομαι), é também compreendido utilizado como verbo crescer. Assim, fica claro que o fato de aparecer “foi” deve-se ao tradutor ter utilizado o verbo ir, ao invés do verbo crescer. Não é um erro de tradução, pois ambas estão corretas.
No entanto, podemos levantar a questão: mas, se o tradutor achou que foi ir era melhor que cresceu, não compromete a teoria de que Jesus viveu em Nazaré durante aquele tempo? Não a compromete, mas, reconheço que não se torna suficiente para credibilizá-la. Vamos então procurar mais pistas na Bíblia que nos possam ajudar a reforçar essa ideia.
Ora, vejamos o versículo 9 do capítulo 1 do Evangelho Segundo Marcos:
“E aconteceu naqueles dias que veio Jesus de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no Jordão.”
Este versículo já se refere à idade de 30 anos de Jesus. Também refere que Jesus veio da Nazaré, da Galileia. Jesus de Nazaré não era o nome Dele. Jesus era o nome e Nazaré onde ele cresceu, pelo que ficou conhecido por Jesus de Nazaré. Para quem não sabe, Jesus era um nome muito comum entre as pessoas naquela altura, então era necessário acrescentar algo ao nome que o identifica-se. Depois vemos em Mateus 4.12-13:
“Ora, ouvindo Jesus que João fora entregue, retirou-se para a Galiléia; e, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zabulom e Naftali.” 
Aqui, no momento em que João é entregue, ou seja, é preso, Jesus deixa Nazaré para habitar em Cafarnaum. Bem, se Ele vai habitar em Cafarnaum e deixa Nazaré, significa que era lá que Ele vivia. Então, isso comprova o fato de Jesus ser conhecido como Nazareno, por habitar todos estes anos em Nazaré (ver Mateus 2:23; 26:71; Marcos 1:24; 10:47; 16:6; Lucas 4:34; 18:37; 24:39; João 1:45; 18:5, 7; 19:19; Atos 2:22; 3:6; 4:10; 6:14; 22:8; 26:9).
Também impulsionou o que em Atos 24.5 Lucas refere como “seita dos Nazarenos”, que identificava os seguidores do Evangelho de Cristo. Há mais versículos que mostram a compreender que Jesus cresceu em Nazaré:
“E, chegando à sua terra, ensinava o povo na sinagoga, de modo que este se maravilhava e dizia: Donde lhe vem esta sabedoria, e estes poderes milagrosos?” Mateus 13.54 
“Saiu Jesus dali, e foi para a sua terra, e os seus discípulos o seguiam.” Marcos 6.1 
Quando alguém especifica que vai para a sua terra em Portugal, significa que está a referir-se ao lugar onde cresceu e viveu durante largos anos. Aplicando o mesmo sentido aos versículos, Jesus estaria a referir-se a Nazaré. Uma coisa muito comum quando alguém é de determinada terra, é conhecida lá por algum motivo, normalmente. Também Jesus era conhecido em Nazaré e a sua família:
“Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele.” Marcos 6.3 
“Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas?” Mateus 13.55 
Será que o iriam conhecer se não fosse daquela terra, Nazaré? O fato de não ter sido registado a sua vida durante esse período, deve-se à sua importância. Que significado traria ao Seu Ministério se tivesse feito uma cadeira ou mesa de madeira? Nenhum, pois os seus ensinamentos é tudo o que precisa para encontrar o perdão do Pai e o Caminho da Salvação.
Porém, não nos podemos limitar a entender que Jesus teria vivido apenas em Nazaré. Também podemos observar que a sua profissão era de carpinteiro, tal como o seu pai terrestre, José. Para além disso, vemos que temos referências à família de Jesus: mãe, pai, irmãos e irmãs; o que faz cair por terra o dogma da Virgem Maria, pois, se ela teve mais filhos, significa que teve relações sexuais com José.
Assim, deixou de ser virgem na noite de núpcias e morreu como uma mulher que foi esposa e gerou filhos. Estes pequenos versículos, não são para questionar a vida de Jesus durante este tempo, mas, para confirmar as profecias bíblicas do Antigo Testamento que anunciam a chegar de um Salvador de todos aqueles que Nele crerem vindo de Nazaré.
Além do mais, trata-se de evangelhos e não de biografias. Leia o que escreveu João no seu evangelho:
“Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” João 20.30-31

Sem comentários :