São João da Madeira

Prioridade às Pessoas

Sem comentários
"Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o Filho do homem para que o visites? Contudo, pouco menos o fizeste do quem os anjos, e de glória e de honra o coroaste." Salmo 8:4-5
Nós somos seres de tradições, umas ajudam-nos a ser felizes, outras prendem-nos.
O que interessa é percebermos se as tradições são úteis para a nossa vida. Jesus enfrentou a tradição de sábado que colocava o sábado a cima das pessoas, esquecendo-se que o sábado foi criado para o bem do homem e não o homem para o sábado. Em Mateus 12:1-13, Jesus:
I. Atende às necessidades dos seus discípulos. Mateus 12:1
Os seguidores de Cristo, estavam com fome. Jesus levou-os a uma seara afim de os alimentar. Ele não se preocupou com a tradição religiosa de no sábado não se colher nem se debulhar. A intensão de Jesus era suprir a fome dos seus discípulos.
II. Defende os seus discípulos das tradições humanas. Mateus 12:2-8
Os líderes religiosos ao verem os discípulos de Jesus a colher as espigas e a comerem o seu trigo indignaram-se por eles estarem a quebrar a tradição de guardar o sábado. Para eles neste dia as pessoas não deviam fazer nada. A tradição rabínica tinha colocado uma série de coisas que os judeus não podiam fazer ao sábado. Uma deles era a da colheita. Ao ser confrontado com a ilegalidade da colheita ao sábado, Jesus defende os seus discípulos, recordando o episódio de Davi, de num sábado entrar na casa do Senhor para comer. (I Samuel 21:6) Jesus termina a argumentação citando Oseias 6:6 “Por misericórdia quero e não sacrifício”
III. Defende a legalidade de fazer o bem no sábado. Mateus 12:9-13
Com o intuito de o testar, os judeus ao verem um homem com a mão mirrada perguntaram se era lícito curar ao sábado. Perante esta questão, Jesus interroga se eles vendo uma das suas ovelhas a cair na cova de leão num sábado não a iriam salvar. Perante esta pergunta ficaram calados. Jesus conclui é lícito fazer bem ao sábado e logo de seguida cura o homem. Cristo Utiliza a oportunidade de curar um homem para mostrar que fazer o bem está acima das tradições.
Conclusão
 Jesus preocupou-se mais com as necessidades das pessoas do que com as tradições. Quando uma pessoa carece de algo, devemos fazer tudo para ajudá-la a ultrapassar a sua necessidade, manifestando o amor de Deus.

Sem comentários :