São João da Madeira

Perdoa os outros

Sem comentários
"Se não perdoares aos homens as suas ofensas, também vosso Pai não perdoará as vossas ofensas" Mateus 6.15
O tema do perdão é um dos mais importantes que encontramos na Bíblia. Jesus, na sua oração modelo, introduz esse tema: "perdoa-nos as as nossas dividas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores." (Mateus 6.12). O perdão:
É um assunto que deve ser tratado com urgência (Mateus 18.15-20)
O perdão é um assunto sério que envolve, arrependimento de quem fez o mal, e a misericórdia da pessoa atingida. O ensino de Jesus é que a pessoa ofendida deva fazer tudo para perdoar ofensor, para isso, quando tem algo contra alguém deve:
  1. Se possível ir ter com a pessoa e resolver o assunto a sós (Mateus 18.15)
  2. Caso a pessoa não reconheça o erro e não haja perdão, deve confrontá-la com duas testemunhas (Mateus 18.16)
  3. Se realmente a pessoa não se arrepender, então entregar o assunto à igreja (Mateus 18.17)
Não tem limites de perdão (Mateus 18.21-22)
Jesus ensina que perdoar não tem limites. Os 70 vezes sete não é um número máximo, mas sim, uma ilustração de que não tem limites.
É uma demonstração de misericórdia (Mateus 18.23-27)
Com a parábola do credor incompassivo, Jesus ensina que perdoar é um ato de misericórdia. Ao perdoar uma pessoa estamos a demonstrar o mesmo sentimento que Deus teve para connosco ao perdoar o nosso pecado.
Se não perdoarmos então não somos dignos de perdão divino (Mateus 18.28-35)
Com esta parábola Cristo demonstra que, se não perdoarmos os nossos devedores que clamarem por perdão, então Deus também não perdoará nenhuma das nossas ofensas.
Conclusão
Perdoar é uma características de um cristão. Ele deve fazer tudo para que as pessoas que o ofendem venham a se arrepender e assim possa existir perdão. O perdoar não é um ato limitado, ele deve ser um gesto que manifeste misericórdia e amor pelos outros. Ao perdoarmos os outros estamos a demonstrar o mesmo amor que o Senhor teve para connosco, pois nós como pecadores não éramos dignos de perdão, mas Deus sendo misericordioso para connosco nos perdoou em Cristo Jesus (Romanos 5.8-11).

Sem comentários :