Obediência à Palavra de Deus
“Sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando- vos com falsos discursos” Tiago 1:22
O Evangelho segundo Mateus enfatiza a importância de seguirmos os ensinos de Jesus. Em Mateus 7, Jesus ao caminhar para o fim do Seu sermão do monte, faz 4 advertência em relação ao facto de seguirmos ou não o Seu ensino.
I. Os dois caminhos. Mateus 7:13-14
Jesus apela para entrarmos pela porta estreita e rejeitarmos o caminho largo. Existem dois caminhos na vida, um que é largo e espaço e outro estreito e apertado. O largo e espaçoso é caracterizado pela facilidade e o egocentrismo. Este é atraente no entanto Jesus nos adverte que ele nos conduz para à perdição.
O estreito e apertado é caracterizado pela renúncia do pecado. Nele entregamos o nosso destino em Jesus. Este nos conduz à vida.
II. Os falsos profetas. Mateus 7:15-17
Cristo alerta para a existência de falsos profetas, pessoas que dizem falar em nome de Deus, mas cujo os seus objectivos não é servir ao Senhor e ao próximo. Estes são detetados pelos seus frutos. Eles falam bem, mas vivem na carnalidade. Os verdadeiros profetas produzem frutos do Espírito (Gálatas 5:22-25) e não carnais. (Gálatas 5:18-21)
III. Falsas declarações de fé Mateus 7:21-23
Nem todos os que dizem Senhor, Senhor, são de Cristo, mas sim aqueles que que obedece a Jesus. Muitos irão fazer milagres e maravilhas em nome de Jesus, no entanto nunca conheceram a Cristo. Estes usam o nome de Jesus em vão e o seu destino é inferno.
IV. O falso fundamento Mateus 7:24-27
No fim do seu sermão, Jesus exorta-nos a fundar as nossas convicções na rocha que Ele é. Para isso devemos ouvir a Sua Palavra e praticá-la. Caso contrário estaremos a fundar a fé na areia que a menor tempestade a derruba.
Conclusão
Ao longo do sermão do monte Jesus foca a lei no amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo. Esse amor ao Senhor é visível na obediência às palavras de Jesus.
Sem comentários :
Enviar um comentário