São João da Madeira

Proseguir para o alvo

Sem comentários
A falta de alvos e de objetivos concretos leva-nos ao ócio e à estagnação. Quando um país, uma empresa, ou até uma família, deixam de ter alvos a alcançar, entram numa letargia tal que as pessoas deixam de crescer. A desmotivação patenteada na nossa comunidade cristã é o resultado da falta de alvos e objeticos. Os homens perante os problemas da nossa sociedade, a quebra de relacionamentos e a falta de confiança, perdem a noção quais os alvos concretos de Deus.
As pessoas vêm à igreja à procura de algo. Devemos ajudar cada pessoa a encontrar, em Jesus e no seu amor, o alvo certo para a sua vida. Se como igreja falharmos o objetivo de transmitir a confiança em Cristo e deixamos de manifestar o amor e compreensão pelos outros, então os nossos cultos tornar-se-ão frios e mecanizados.
O apóstolo Paulo sabia perfeitamente que o seu alvo era Jesus (Filipenses 3.14). Ele pertendia tornar-se cada dia mais perfeito como Cristo. Apesar disso, manifesta consiência de que a perfeição igual à do Senhor nunca iria atingir (Filipenses 3.12). Todavia, prosseguia, num esforço continuado para esse alvo da perfeição em Cristo. Muitos cristãos não se esforçam para ser melhores pessoas. Limitam-se a cumprir as suas obrigações dominicais, esquecendo-se que Deus os chamou para serem perfeitos imitadores de Cristo, todos os dias. Isso implica amar os outros como Jesus amou e fazer tudo para que as pessoas venham ao conhecimento do evangelho.
Jesus é o nosso principal alvo. Se Ele não for o centro da nossa vida e deixarmos de persegui-Lo, como um alvo a atingir, rapidamente entraremos num adormecimento espiritual. Ao fixar as nossas vidas nesse alvo, que é Cristo, seremos abençoados e iremos crescer em amor e em espírito. Não nos deixemos enganar pelo mundo. Façamos um esforço coletivo de ser cada vez mais iguais a Jesus, ainda que saibamos que nunca o seremos verdadeiramente como Ele. Concentremo-nos no presente e futuro e não gastemos muito tempo com o passado. Vamos caminhar em direção ao Senhor, confiando, que Ele esclarecerá todas as nossas dúvidas. Vivamos e andemos de acordo com o que já alcançamos. Somos preciososde mais para gastar a vida sem objetivos. Prossigamos para o alvo, para o prémio da soberana vocação em Cristo Jesus e não deixemos que os problemas deste mundo, as depressões da nossa sociedade e a quebra de relacionamentos entre os homens, façam com que percamos a esperança de alcançarmos uma igreja melhor, que tenham Cristo como alvo central de toda a sua liturgia.
Pr. Alexandre Glória

Sem comentários :