São João da Madeira

Ouça

Sem comentários
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu, aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifestada a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." Apocalipse 3:13-22 
Um crente, muito piedoso, perguntou ao seu pastor: Está contente com o seu ministério? Este responde: “Mais importante que o meu ministério é o estado da igreja. O irmão está contente com o estado espiritual da sua igreja?” Jesus pede ao apóstolo João para escrever sete cartas a sete igrejas na Ásia menor (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia) (Apocalipse 1:4).
Nelas faz: um elogia, uma crítica, dá instruções espirituais e faz promessas a estas igrejas, exceto à de Laodiceia, onde não faz nenhum elogio, e às de Esmirna e Filadelfia, onde não faz nenhuma crítica. O objetivo Dele era, através de: elogios, repreensões e advertências, exortar os crentes a: serem fiéis na adversidade e a depositarem a sua confiança verdadeiramente em Jesus Cristo.
Através destas cartas verificarmos que nem todas as igrejas são iguais, e que não se pode tratar todas as comunidades cristãs da mesma maneira, pois os problemas de uma não são propriamente os mesmos da outra. De todas estas igrejas aquela que se identifica mais com os dias de hoje é a de Laodiceia, isto porque o principal problema que enfrentamos é a indiferença espiritual.
Existem crentes que tantos lhes faz que a igreja: esteja fechada ou não; que haja culto de oração ou não; que esteja cheia ou vazia. São os chamados crentes NIM, (nem sim nem não). Estes enfermam do mesmo problema da igreja de Laodiceia, são mornos. No entanto, a boa noticia é que Deus lhes ama e quer transformá-los em crentes vitoriosos.
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”
Pastor Alexandre Glória

Sem comentários :