São João da Madeira

Jesus era casado?

Sem comentários

Por Bruno Guerra
bruno.guerra@sapo.pt

Uma grande discussão, sem dúvida alguma, sobre o facto de Jesus ter sido casado ou não. Pelo que eu tenho observado, não existe nenhum tipo de documentação histórica que possa provar que Ele fora casado e se a sua esposa seria maria madalena.
É verdade que existe um papiro em copta em que se pode ler Jesus a dizer “minha esposa”. Só mesmo uma pessoa sem uma preparação em historiografia poderia afirmar que Jesus era casado com base num papiro antigo. Isto porquê:
1. A datação realizada aponta para que este tenha sido escrito três séculos e meio depois de Cristo. Quer isto dizer que o escrito não é baseado num testemunho e sim numa tradução de um texto original, ou até mesmo de outra tradução ou cópia. O que necessita de mais fontes que comprovem este facto.
2. O pedaço de papiro foi adquirido no “mercado negro”, o que apesar de ter sido comprovada a sua datação, não comprova a sua autenticidade como fonte histórica.
3. Jesus era um nome comum na altura e poderia se referir a qualquer outra pessoa casada.
Os restantes documentos conhecidos relatam momentos de intimidade entre Jesus e, supostamente, Maria Madalena, mas, em nenhum deles há referência a casamento. Há que lembrar novamente que Jesus e Maria eram nomes muito comuns, o que originou confusões bíblicas, no caso das Marias existentes.
Há que ter em conta que o texto estava escrito em copta, que era a língua usada pelos cristãos gnósticos. Ora, isto é importante ter em conta, pois os cristãos gnósticos tinham como missão evangelizar Alexandria e outras cidades gregas, que consideravam o Evangelho de Cristo para pessoas de intelecto inferior. Então, estes cristãos adotaram o nome de gnósticos, que vem de gnósis e que significa conhecimento. No fundo, levavam a mensagem de Cristo, mas, transmitiam-na com outro tipo de vocabulário e davam a entender que existam um conhecimento secreto por detrás do Evangelho tradicional anunciado às massas. Ou seja, adaptaram a mesma mensagem evangelística deixada por Jesus a um nível cultural diferente daquele em que circulava, pois, o evangelho, devido à perseguição de Roma, era anunciado clandestinamente o que fazia com que apenas as camadas sociais mais baixas fossem mais acessíveis.
Porém, acredita-se que tenha sido pelos gnósticos que a possibilidade de Jesus ter sido casado surgiu, mas, não se sabe bem porquê. Na minha opinião, deverá ter surgido com a mensagem bíblica de que a Igreja é a noiva de Cristo.
Pondo a hipótese de que Jesus foi realmente casado, por que razão não estaria isso mencionado na Bíblia? Vemos nos evangelhos que referencias à família de Jesus: mãe, pai, irmãos e irmãs. (confirme em Marcos 3.31-32; Marcos 6.3; Mateus 13.55-56; João19.25). Todos os textos daquela época, não revelam nenhuma ligação conjugal por parte de Jesus com Maria Madalena ou nenhuma outra mulher.
Então como aparece Maria Madalena? A Bíblia apenas menciona uma única vez Maria, também chamada de Madalena, de quem saíram 7 demónios (Lucas 8:3). A mulher que derramou o perfume nos pés de Jesus não é referido o nome (Marcos 14.3), a pecadora que chorou nos pés de Jesus e os enxugou com os cabelos não é referido o nome, a mulher adúltera que ia ser apedrejada não é referido o nome (João 8.3-4). Quer isto dizer que Maria Madalena não era uma prostituta ou adultera.
O nome Maria Madalena é pronunciado errado, pois deveria ser Maria de Madalena. Ou seja, tal como Jesus de Nazaré, em que Nazaré identificava o local de origem, também Madalena é o local de origem desta Maria, que era uma localidade da Galileia, que segundo Flávio Josefo (historiador judeu contemporâneo de Jesus no século I) era conhecida como “Migdal Nunnayah”. Segundo algumas teorias, Maria nem seria de Madalena, pois a cidade de origem foi destruída em 67dC e reconstruída com este novo nome, mas, antigamente era conhecida como Tariqueia, o que levaria a que Maria fosse conhecida como Maria de Tariqueia, posteriormente alterado para Maria de Madalena.
Então porque surge Maria de Madalena como esposa de Jesus? Tal como referi acima, apenas pessoas sem a mínima preparação para interpretar textos históricos poderiam suscitar uma afirmação dessas.
Não vou afirmar que Jesus era casado, mas, devido às provas históricas que temos, é fiável afirmar que Jesus não foi casado. Na minha opinião, visto que a Bíblia nos revela que Jesus já era conhecedor da sua missão, faria sentido Ele não se ter casado, pois iria deixar uma mulher viúva e até uma criança órfã. E naquela altura quando uma mulher ficava viúva, se não tivesse bens, era “obrigada” a trabalhar como escrava para sustentar a sua família, caso não tivesse posses ou família para a acolher. Por isso, não vejo Jesus a criar uma situação dessas.
Como também mencionei, na Bíblia apenas é referida a Igreja como noiva de Cristo, uma analogia a todos aqueles que creram em Jesus como Senhor e Salvador e que irão habitar com Ele eternamente no Seu Reino. Tratasse de uma promessa de Salvação para todos aqueles que desejarem uma vida para lá da compreensão humana.
Se nunca teve oportunidade de conhecer a Palavra da Salvação de Jesus, é uma boa oportunidade para a conhecer e decidir se quer Jesus como Salvador da sua vida. Não perca a oportunidade que Deus lhe dá!

Sem comentários :