Reformar e Vigiar o Pensamento
Quase todas as pessoas têm alguma coisa que gostaríam de mudar no trabalho, nos relacionamentos ou nas acções e hábitos diários. Para mudar algo na vida é preciso mudar primeiro a forma como pensamos. Para cada coisa que fazemos há um pensamento. Qualquer comportamento é motivado por uma crença ou opinião e cada acção é induzida por uma atitude.
Ouvir os “gurus” dos tempos modernos falarem sobre isto pode parecer que se trata duma descoberta surpreendente. Mas Deus revelou essa verdade milhares de anos antes que os psicólogos a compreendessem: “Vigia acima de tudo o teu pensamento, porque dele depende a tua vida” (Provérbios 4:23).
Para dar um exemplo, imagine-se a navegar num iate cujo piloto automático o leva para Leste. A certa altura decide inverter o curso da rota para Oeste. Bem, tem duas maneiras possíveis para fazer isso. Uma, é agarrar no leme e forçar manualmente o barco a ir na direção oposta; ao usar a força, poderia superar o piloto automático, apesar da sua resistência contínua. Mas os seus braços vão ficar cansados e acabará por largar o leme e voltar instantaneamente para Leste. A mudança será apenas temporária e, ao parar de forçar o leme, tudo voltará ao que era antes.
O mesmo acontece quando tentamos mudar a nossa vida através da força de vontade. Falamos com os nossos botões: “Vou parar de comer demais; parar de fumar; deixar de ser desorganizado; ser pontual a partir de agora; não vou responder irritado quando estiver sob pressão”... A força de vontade produz mudanças de curta duração e gera um stress interno constante, porque não lidamos com a raiz do que pretendemos mudar. Fazer mudanças não parece ser uma coisa natural e exige muito esforço e determinação. Talvez por isso acabamos por desistir e abandonar facilmente a dieta, acendemos outro cigarro, chegamos atrasados a uma reunião importante ou reagimos com irritabilidade despropositada.
Contudo, existe uma maneira mais fácil e muito melhor: mudar o “piloto automático” – a nossa maneira de pensar. Ou, como a Bíblia diz, permitindo que Deus a mude. “Não se conformem com os padrões e costumes deste mundo, mas sejam como gente diferente, através da renovação da vossa maneira de pensar. E dessa forma conhecerão o que Deus deseja que façam, e verão como a sua vontade é realmente boa, agradável e perfeita...” (Romanos 12:2 – versão O Livro).
As mudanças devem começar na mente. A maneira como pensamos determina como nos sentimos e isso influencia as nossas acções, conforme diz a Bíblia: “E que o vosso entendimento se renove nas atitudes a tomar na vida” (Efésios 4:23 – versão O Livro).
Aprenda com a maneira de pensar de Jesus. A Bíblia ensina a obter “a mente de Jesus Cristo” e chama a essa mudança mental de “arrependimento”. A palavra original no grego (metanuo) significa literalmente “mudança de mente e de direcção”.
Mude a forma de pensar. Mude a sua maneira de pensar acerca de Deus, de si próprio, sobre o pecado, sobre as outras pessoas, a vida e o seu futuro. Enfim, tudo!
Adopte a perspectiva de Cristo a respeito da vida e siga-O!
Rick Warren
ASPEC, Reflexões da Semana, Edição nº641, 16 de Junho de 2014
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Sem comentários :
Enviar um comentário